Razão X Emoção – Como Dominar Os Próprios Sentimentos

Em 2011 eu estava terminando um relacionamento de 2,5 anos que eu tinha levado com a barriga durante todo este tempo porque eu colocava os sentimentos acima da razão, a emoção acima da racionalidade, o coração acima da cabeça.

“Siga os caminhos do seu coração.”

“Ouça seu coração”, é o que muita gente aconselha. Mas é aqui que está o GRANDE erro.

Se o coração fosse feito para pensar, as pessoas seriam mais felizes, pois a maioria faz suas escolhas baseadas nele. No entanto, infelizmente para muitos, ele só bombeia sangue no corpo.

Até a bíblia já alertou sobre isso, veja:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

“Quem o conhecerá?”. Nem mesmo você conhece seu próprio coração, pois às vezes se pega fazendo coisas idiotas por causa dele e nem sabe o porquê. Quando aprendi isso na terapia do amor, minha vida amorosa começou a mudar.

A cabeça é que foi feita para pensar. É dela que provém as decisões, é ela que raciocina.

A batalha razão x emoção é justamente a batalha cabeça x coração. Um tentando sobrepujar o outro, mas nessa guerra dentro de você, quem tem vencido é seu coração, sua emoção. E é por este motivo que você provavelmente tem uma vida sentimental destruída, escolhendo sempre as pessoas erradas para se relacionar, fazendo sempre as piores escolhas que levaram sua vida sentimental a ser a droga que talvez seja hoje.

 

O que o coração representa?


Abaixo segue uma lista das coisas horríveis que você faz quando resolve seguir o coração.

  • Age por impulso, sem pensar nas consequências dos seus atos;
  • Fala o que não deve, muitas vezes machucando quem você deveria amar;
  • Escolhe pessoas erradas porque se baseia no que você sente e não no que você sabe ser o certo;
  • Toma muitas atitudes das quais se arrepende profundamente depois;

Foi seu coração que te fez se envolver com aquela pessoa que você sabia que não prestava. É ele quem nunca te deixou ser feliz no amor. E também foi ele que te fez ignorar todos os avisos das pessoas que te amam de que você não deveria se envolver com fulano(a).

Como foi dito: “enganoso é o coração…”. Toda vez que você toma uma decisão baseada no seu coração, ou seja, no que você sente, você está sendo enganado(a) por si mesmo, ou melhor, pelo seu próprio coração.

Mas agora eu vou te dar uma dica bem simples de como você pode dominar seus próprios sentimentos para que seja possível tomar boas decisões na vida, decisões que te farão ser feliz.

 

Como dominar os próprios sentimentos


Para ser feliz, você precisa dominar seus sentimentos. Quando você consegue isso, você não se deixa levar pelo que sente, mas sim pelo que pensa e pelo que você sabe ser o certo a se fazer.

A cabeça foi colocada por Deus no corpo humano numa posição acima do coração justamente porque é a razão que deve estar acima da emoção. Na batalha razão x emoção você deve dominar o que sente com aquilo que pensa. Este é o segredo.

Você deve analisar com a mente aquilo que você sente, e não com o coração. Se depois de analisar o sentimento, sua razão te mostrar que você pode ir em frente, então vá. Mas se depois que analisar racionalmente você perceber que não vale a pena, que você vai sofrer, então ignore este sentimento.

Resumindo tudo, posso dizer que não dá para “parar de sentir”, mas dá para analisar o que você sente e decidir se de fato é bom ou ruim, você deve medir a consequência daquele sentimento, onde ele vai te levar. Se você tem um mínimo de bom senso, vai saber que atitude tomar.

É muito comum eu receber e-mails de pessoas no meio desta guerra razão x emoção. Pessoas que estão em conflitos e não sabem o que fazer, mas a resposta está bem na cara: usar a razão para controlar seus sentimentos.

Exemplos

(1) Recebo e-mails de pessoas que se envolvem com gente casada ou comprometida, me perguntando o que devem fazer. Não está na cara que se a pessoa trai a esposa ou o marido, vai trair você também?

(2) Recebo e-mails de pessoas que dizem que foram traídas, perdoaram, depois foram traídas de novo. Não está na cara que se a pessoa traiu uma vez, ela vai continuar te traindo porque ela não mudou só porque você descobriu o que ela fez?

(3) Recebo e-mails de mulheres dizendo que são humilhadas e mal tratadas pelo namorado. Não está na cara que elas tem que terminar este relacionamento, senão vão sofrer ainda mais?

(4) Recebo e-mails de pessoas que terminaram um relacionamento porque a pessoa não prestava, mas agora querem reconquistar esta mesma pessoa. Não está na cara que se a pessoa não prestava antes, continua não prestando agora?

(5) Recebo e-mails dos mais variados tipos de pessoas relatando seus casos e, na maioria absoluta deles, as próprias pessoas poderiam resolver se aprendessem a usar a cabeça ao invés do coração.

Não estou dizendo para você agir como se fosse um robô, como se não tivesse sentimentos, mas sim para você aprender a não dar vazão aos seus sentimentos quando eles vão te fazer sofrer e trazer consequências desastrosas para sua vida.

  • Se você aceita ser amante de alguém;
  • Se envolve com pessoas comprometidas;
  • Sai por aí ficando com todo mundo;
  • Transa com a pessoa que conheceu na mesma noite;
  • Se esbanja em noitadas, perversões, etc;
  • Aceita ser humilhada por alguém dentro de um relacionamento;
  • Se envolve com quem tem vícios;
  • Ou quem nitidamente não presta (bandidos, traficantes, mulherengos, etc)
  • Bebe para esquecer os problemas;
  • Entre outras coisas…

Você está usando o coração, não a cabeça. Nada disso acima é racional, tudo isto que citei é obra do coração, da emoção, do sentimento, da impulsividade.

E tudo isso traz consequências graves para sua vida.

Nessa guerra razão x emoção, você é quem escolhe quem vai ser o vencedor. E aquele que vence é quem domina toda sua vida. Se a razão é quem vence, ela é seu guia. Se a emoção é quem vence, ela é seu guia. Mas nós sabemos muito bem onde vai dar quando você se permite ser guiado(a) pelo sentimento.

Quer dominar os próprios sentimentos? Aprenda a deixar o coração sob o controle racional da sua cabeça.

Ps: Leia minha história aqui e aprenda como fiz isso e como dominei as 3 habilidades para ser feliz no amor.

#sejavoceapessoacerta

Deixe seu e-mail se você quer a minha ajuda no seu caso!

Alan Ribeiro

Casado, Definido, Decidido e Determinado. Depois de muitos anos atendendo pessoas com problemas sentimentais, criou o site sejavoceapessoacerta.com.

Website: http://www.sejavoceapessoacerta.com