Como Superar Uma Traição Em 5 Passos (Perdoar Ou Seguir Em Frente?)

Fui traída, e agora? Fui traído, o que eu faço? Como superar uma traição? Como se recuperar de uma traição? Traição tem perdão? Como esquecer uma traição? Devo perdoar traição e continuar a relação? Ou devo seguir em frente porque se esta pessoa fez isto uma vez, irá fazer de novo?

como superar uma traição

Estas são perguntas que passam na sua cabeça, caso você tenha sido traída/traído.

Superar uma traição não é algo fácil de se fazer, porque você tem que dominar os sentimentos e, como nós sabemos, dominar sentimentos é algo extremamente difícil, principalmente se a sua vida toda você tem sido dominada(o) por eles.

O que estou prestes a te mostrar agora são as possíveis 2 decisões e as implicações de cada uma delas para você. Nestes 5 passos que você irá ler em seguida, você deverá decidir qual rumo tomar para sua vida amorosa caso você tenha sido traído(a).

 

Passo 1 – Decida perdoar e continuar (ou perdoar e terminar)


decida perdoar

Veja que o perdão não é algo opcional.

O primeiro passo para superar uma traição é perdoar, independentemente se você vai continuar com a pessoa ou não.

Continuar a relação é opcional, mas perdoar é obrigatório. Se você for traído(a) e não perdoar a pessoa, nunca você vai superar a traição. Traição tem perdão sim, mas se vai ter volta, isto já é com você.

(1) É possível perdoar e continuar com a pessoa, dando uma nova chance a ela de mudar, mas, para que isso dê certo, você tem que perdoar de verdade, do fundo do seu coração. E também tem que procurar recuperar a confiança naquela pessoa, o que vai ser muito difícil depois da traição, mas se você resolver continuar com a pessoa, terá que fazer isso.

(2) Você pode perdoar e terminar a relação, isso é um direito seu. Se você sabe que não conseguirá mais ser feliz ao lado de alguém que traiu você com outra pessoa, que traiu sua confiança, então termine a relação e siga em frente.

Mas, independente se você vai voltar com a pessoa ou seguir em frente, aqui há um grande problema:

O perdão precisa ser sincero, senão não é perdão.

Não adianta dizer que perdoa só da boca para fora, mas seu coração ficar cheio de mágoas e ressentimentos.

Por que perdoar é obrigatório? Porque se você não perdoar, seu coração não se cura e, caso você descida seguir em frente, isso vai afetar na sua próxima relação. Igualmente, caso você decida continuar com a pessoa, você sempre vai jogar na cara dela o que ela fez, nunca vai voltar a confiar nela e sua relação nunca terá paz e, consequentemente, nunca será feliz.

Sem o sincero perdão, superar uma traição passa a ser apenas um mito, algo que nunca vai acontecer.

Portanto, se você quer saber como se recuperar de uma traição, como esquecer uma traição e a dor causada por ela, você precisa antes de qualquer coisa perdoar com sinceridade.

 

Passo 2 – Nunca mais tocar no assunto


ficar em silêncio

Entenda uma coisa: perdoar não é esquecer.

Você nunca vai esquecer que a pessoa te traiu, isso é impossível.

Mas você pode se lembrar da traição sem sentir mais aquela dor.

Isso só é possível se você perdoar, mas se você ficar tocando no assunto toda vez que acontecer algum atrito entre vocês, significa que você não perdoou.

A dor no começo, independente se você terminou ou continuou o relacionamento, vai acontecer. Mas quanto mais você toca no assunto, mas a ferida é cutucada. Uma ferida cutucada o tempo todo nunca sara.

Se você perdoou a pessoa e continuou com ela, não fique jogando na cara dela o que ela fez. Se você perdoou a pessoa, mas terminou o relacionamento, não fique contando para Deus e o mundo a traição que você sofreu. Se quer mesmo superar isso, cale-se. Se tiver de falar com alguém, fale em oração com Deus somente e peça a Ele para retirar do seu coração o sentimento e a dor causados. Leia isso aqui e aprenda como voltar a confiar na pessoa.

 

Passo 3 – Vigie seu coração


vigiar o coração

Perdoar não é um ato que vem do coração, vem da cabeça. O coração é uma praga, se você depender dele para tomar decisões vai sempre quebrar a cara. Algumas pessoas dizem que não conseguem perdoar porque sentem uma dor enorme no coração só de pensar no que aconteceu, mas saiba de uma coisa:

Perdoar é uma decisão racional que acontece somente na mente, é uma decisão.

Quando você decide perdoar alguém, lógico que o coração vai discordar, ele não quer isso. Antes do perdão chegar no coração, ele primeiro tem que acontecer na mente. Tome a decisão de perdoar mesmo sentindo a dor no coração de fazer o contrário.

O coração vai querer dizer para você uma série de coisas, não deixe isso acontecer, tais como:

  • Nenhum homem/mulher presta;
  • Toda vez acontece isso contigo;
  • Não existe pessoa fiel;
  • Você nunca vai ser feliz;
  • Você sempre se ferra no amor;
  • Não confie mais em ninguém;
  • Traia também, pois todo mundo é assim;
  • Não perdoe esse(a) desgraçado(a);
  • Etc;

Estas coisas que o coração diz sujam sua alma, fazem mágoas entrar, complexos nascerem e também fazem você pensar que você nunca vai ser feliz e que nunca vai dar certo com ninguém.

Mas isso tudo é mentira, pois existem pessoas que não vão te trair, que serão fiéis a ti, te respeitarão. É lógico que estas pessoas são raras, por isso que você não deve se entregar de cara a ninguém sem antes conhecer bem este alguém.

Então não confie no seu coração, vigie-o o tempo todo para saber o que ele tá querendo fazer, para não deixar mágoas entrarem nele, para não deixar que ele se machuque sozinho. Isso vai te fortalecer e te ajudar a seguir em frente.

 

Passo 4 – Se limpe


mulher tomando banho

É muito provável que você já tenha se sujado alguma vez, traindo também alguém, então você sabe bem como é estar do lado da pessoa. É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha traído, mesmo que isso já tenha acontecido há muitos anos, mas quase todo mundo já traiu um dia e sabe como é estar do lado traidor da história.

É por isso que para algumas pessoas é tão difícil confiar no outro, pois elas já traíram tanto que não acreditam que possa haver relacionamento sem traição. Se limpe.

Se você foi uma pessoa assim, que já traiu no passado, saiba que mesmo de maneira inconsciente, isso atrapalha você de ter um bom relacionamento e de superar uma dor. A tendência das pessoas é achar que “se eu já fiz algo, essa pessoa também vai fazer o mesmo, mas nem sempre é assim.

Não é porque você traiu (ou  trai) que a pessoa que você gosta também vai fazer o mesmo.

Se limpe dos seus complexos, dos seus medos. Se você anda fazendo algo errado, pare. Se você não souber como ser a pessoa certa, você infelizmente nunca terá paz, nunca terá um relacionamento feliz, sempre vai sofrer.

E, mesmo que você nunca tenha traído a pessoa que ama, nem agora e nem no passado, saiba que existem coisas dentro de você que, se não forem limpas, vão fazer você fracassar na relação e nunca te deixarão seguir em frente, nunca farão você saber como perdoar uma traição e nem se recuperar dela. Veja o que há dentro de você de ruim e se limpe disso.

 

Passo 5 – Creia em algo maior que você


bíblia na mesa

Se você é um descrente, não acredita em nada que tenha a ver com a fé, infelizmente sua vida não faz muito sentido, você fica na dependência de si mesmo, ou seja, se você achar que não dá mais, você simplesmente desiste.

Mas quando você crer em algo maior que você, quando você tem fé, quando você coloca sua vida nas mãos de Deus, você confia que Ele vai te guardar, que Ele vai te guiar para tomar as melhores decisões, que Ele vai limpar seu coração, sua mente, te dar uma vida a dois abençoada.

É extremamente importante ter fé, pois sem ela sua vida se torna uma simples sucessão de acontecimentos aleatórios que não fazem nenhum sentido.

Creia que Deus quer te dar um relacionamento feliz, uma vida amorosa de qualidade e busque isso. Quando você tem isto em mente, fica muito fácil ter como superar uma traição.

Ps: Conheça a minha história de como eu fiz para ser feliz depois de ter sofrido tanto na vida. Clique aqui….

#sejavoceapessoacerta

Deixe seu e-mail se você quer a minha ajuda no seu caso!

Alan Ribeiro

Casado, Definido, Decidido e Determinado. Depois de muitos anos atendendo pessoas com problemas sentimentais, criou o site sejavoceapessoacerta.com.

Website: http://www.sejavoceapessoacerta.com

2 Comentários

  1. Andresa Venancio

    Me da uma sugestao ou opiniao por favor. Estou dormindo a base de remedios devido a uma situaçao ocorrida no meu relacionamento.
    O meu caso é o seguinte:
    Estava desconfiada ha um tempo do meu namorado. Que ja vai para 6 anos. Peguei uma vez o whatsapp dele e vi ele trocando mensagens de piada com uma mulher. Tudo bem até aqui. A situação foi piorando quando vi que tinha alguns conatos bloqueados e as conversas ele fez questão de apagar tudo, outra atitude suspeita.
    Com isso montei um fake no whatsapp e entrei em um grupo que ele participava. Com isso fui chamando aos poucos e ele começou a fazer algumas perguntas como idade, o que gostava de fazer na cama, e na foto fake falou que tinha cara de mais nova e me elogiando.
    todo final de semana estamos juntos. essa conversa ocorreu em um sabado na parte da tarde. quando ele chegou para me encontrar no inicio da noite. eu perguntei ele se poderia ver o celular dele ou que ele abrisse o whatsapp para ver se tinha atualizações de um grupo de piadas que ele tem. ele se recusou dizendo que nao ia mexer com mais nada e tambem estaria desinstalando o aplicativo e começou acessar alguns sites de jornais para ler materia para eu nao pegar o celular. ou seja, uma saida para nao mostrar que estava em conversa com um fake (que era eu).
    e nessa conversa ele tinha marcado um encontro com o numero fake as 1h da manha. ele me deixou em casa as 00:20h. ai cheguei em casa chamei ele (fake) e falei que estava esperando em um local para encontrar. ele recusou dizendo que nao daria nesse sabado. que ele me ligava ou mandava mensagem de texto e seria melhor durante a semana. e ainda ressaltou que nao era para ficar chamando ele no whatsapp porque o irmao dele tem costume de pegar o celular para jogar e poderia ver a conversa (mentira tambem. porque o irmao dele é bem pequeno e nao sabe mexer no celular ainda e nao sabe ler).
    com isso no domingo mais uma vez perguntei se ele tinha atualizaçoes no whatsapp, ele nao me mostrou. ai nao aguentei esperar e disse que consegui copiar as conversas e grampear o texto entre ele e o fake que tinha criado.
    ele nao assumiu hora nenhuma que ia me trair e falou que estava só zuando com o fake. nao me falou nada porque falou que eu nao entenderia. ressaltou ainda que nao tem coragem de me trair. desistalou o aplicativo e disse que nao vai ter mais.
    agora eu fico na duvida. porque ele mentiu tanto para mim? isso foi so um teste que fiz. e ele ja estava agendando um encontro com a pessoa fake que criei.
    será que posso confiar ainda? nao sei se continuo e tento criar uma outra alternativa de rastrear os passos dele. ele nao chegou a encontrar com o fake, porque tambem nao esperei a semana iniciar para ver se ele ligaria; fiquei desesperada e soltei o verbo no dia seguinte devido a prolongar tanto a conversa. mas, só de perguntar tanto e algumas coisas intimas e elogiar ainda a foto eu fiquei muito magoada. estou bem triste com tudo isso. com muita conversa com ele no domingo , ele falou que foi uma fraqueza dele. que jamais teria coragem de me trair.
    ele sugeriu morar junto com ele para acabar com essas desconfianças. nao moramos juntos ainda devido ao financeiro. ele resolveu abrir mao de algumas coisas para comprar uma casa e sair da residencia de nossos pais. nao sei se vai valer a pena! na conversa com ele assim que conheci pedi a ele transparencia e honestidade sempre, é base para confiar. e isso nao ocorreu na justificativa por parte dele , porque falou que sou dificil para entender algumas coisas. para mim conforme eu falei a ele. nao entendo mesmo esse caso. perguntei a ele porque chegou a prolongar tanto a conversa com uma pessoa desconhecida que atraiu pela foto? quem ama , acredito que corta o mal pela raiz. ele deveria ter bloqueado imediatamente esse fake e nao ter continuado a conversa.
    tá muito difil, estou sofrendo demais. ele disse que me ama. neim sei se acredito mais. eu o amo de paixao. nao consigo imaginar sem ele por enquanto. estou a chorar constantemente e sem forças para tomar uma decisao final.
    espero que alguem me ajuda e me de uma opiniao sobre o relato. ficarei muito feliz pela sinceridade de voces em face do exposto.

    • Alan Ribeiro

      Amiga, seu namorado não tem caráter, é um mentiroso. Ele não vale a pena, vai ser só pra te fazer sofrer. Se quiser continuar com ele, prepare-se para comer o pão que o diabo amassou e ficar sofrendo

Comentários não são permitidos.